Muitas coisas estão acontecendo na minha vida, e me fez refletir sobre alguns obstáculos que nossa felicidade enfrenta até ser finalmente nossa. São coisas que todos podemos tirar do nosso caminho… só é necessária uma grande dose de coragem e vontade para tornar as coisas mais leves e fáceis.
1. Desista da sua necessidade de estar sempre certo. Eu sei que estar certo é algo que nos dá uma sensação incrível, mas… Será que isso realmente vale a pena? Você realmente está certo ou só quer alimentar seu ego? Lembrem-se: your ego is not your amigo.
2. Desista da sua necessidade de controle. Nem tudo na vida será como você quer ou planeja e não, não adianta se jogar no chão e chorar porque a vida não tem dó de você. Deixe as coisas serem como devem ser.
3. Pare de culpar os outros. Um problema não deixará de ser um problema só porque você arrumou alguém para culpar. Responsabilize-se pelos seus próprios atos, nem tudo é culpa dos outros.
4. Abandone as conversinhas auto-destrutivas. Você é melhor do que o seu pessimismo. Sua negatividade não te levará a nada e ainda pode prejudicar a energia dos outros. A vida fica muito mais leve se sua mente estiver mais leve.
5. Deixe de lado as crenças limitadoras. Tudo o que te restringe faz mal para a sua própria essência. Não deixe que te ditem como você deve ou não ser.
6. Pare de reclamar. “mimimi mimimi mimimi”. Você pode até achar que reclamar o dia inteiro por cada coisinha que apareça no seu caminho durante o dia seja uma boa forma de desestressar, mas cara… Não é. Reclamar de tudo e todos só traz negatividade, infelicidade e depressão para a sua vida, logo, se for pra reclamar… Cala a boca. Faz bem.
7. Esqueça o luxo de criticar. Algo com que você definitivamente deve aprender a conviver é a diversidade. As coisas, as pessoas, os lugares… É tudo diferente. Sair criticando tudo e todos não vai fazer com que as coisas sejam a seu modo.
8. Desista da sua necessidade de impressionar os outros. Pare de fingir ser quem você não é para agradar os outros, isso não te fará uma pessoa mais cool, descolada etc.. Isso só te fará uma pessoa idiota, sem personalidade e infeliz consigo mesma.
9. Abra mão da sua resistência à mudança. Para mim essa é a mais difícil da lista. Aceitar que as coisas estão sempre em movimento, que o mundo gira e que as coisas mudam pode ser um pouco incomodo para quem tem medo de que as coisas saiam do controle. Mudar faz bem, por incrível que pareça.
10. Esqueça os rótulos. Pare de rotular as coisas e as pessoas. Nem toda pessoa que mora na favela é ladra, nem todo padre é pedófilo, nem todo mundo pensa igual. Abra sua mente para o novo.
11. Abandone os seus medos. O medo é outra das milhares de coisas que te prendem e te impedem de fazer inúmeras coisas. Tenha medo de ter medo.
12. Desista de suas desculpas. Mentir para si mesmo não te leva a lugar nenhum. Pare de se enganar e vá em frente.
13. Deixe o passado no passado. O futuro assusta, mas não deixe o passado engolir seu presente. O tempo não para. O tempo não vai esperar a hora em que você vai decidir começar a viver o agora.
14. Desapegue do apego. Apego excessivo faz mal e é outra das coisas que te prendem. Se desprenda do que te segura, do que não te dá asas, das coisas, das pessoas. Viva.
15. Pare de viver a sua vida segundo as expectativas das outras pessoas. Os outros estão vivendo suas respectivas vidas e viver em função dos outros te faz perder o controle da sua própria vida, o que te faz esquecer suas ambições, suas expectativas e tudo o que você deseja. Não deixe que a opinião alheia te impeça.
Como diz minha nona : “Viva e faça tudo por você e para você.”