terça-feira, outubro 18, 2016

Design Grafico | Part 1 - A Profissão

Vou começar falando por mim. Quando estava no 1º ano do colégio, tinha uma enorme vontade de me tornar arquiteta, no 2º ano já pensava em ser engenheira. E finalmente no 3º ano, resolvi que iria fazer o curso de administração que minha mãe queria.  E onde o design gráfico entra nisso tudo??? Sempre fui uma pessoa que adorava ficar no computador, apaixonada por artes, cores, tudo que envolvesse a criatividade. Foi ai que eu pensei: Porque não seguir a carreira de Designer Gráfico? Era isso que eu queria e fui atrás do meu objetivo. Hoje trabalho na minha área e sou apaixonada pelo que faço, mas entendo que muitos ainda têm certas dúvidas se esse é um bom caminho a seguir. Então, vamos ao que interessa!

O que é Design Gráfico?
O Design Gráfico é um processo técnico e criativo que utiliza imagens e textos para comunicar mensagens, ideias e conceitos. Batizado e amadurecido no século 20, é hoje a atividade projetual mais disseminada no planeta. Com objetivos comerciais ou de fundo social, o Design Gráfico é utilizado para informar, identificar, sinalizar, organizar, estimular, persuadir e entreter, resultando na melhoria da qualidade de vida das pessoas. O trabalho dos Designer Gráfico está inserido no cotidiano da sociedade através de marcas, logotipos, símbolos, embalagens, livros, jornais, revistas, pôsters, folhetos, catálogos, folders, placas e sistemas de sinalização, camisetas, aberturas e vinhetas de cinema e televisão, web sites, softwares, jogos, sistemas de identidade visual de empresas, produtos e eventos, exposições, anúncios etc.

E o que um Designer Gráfico faz?
Primeiramente, ele estuda e conhece questões relacionadas à profissão, como cores, tipografia, produção gráfica, meios de comunicação, marketing, semiótica, ergonomia, entre outras tantas necessárias. Depois ele continua estudando, lendo, navegando, conhecendo e se atualizando, tanto técnica como culturalmente. Com isso, ele pode estudar cada caso, analisar e vivenciar a situação do cliente, ponderar todas as variáveis, a fim de encontrar a melhor solução, de forma harmônica, viável e que traga resultados. Como nos dias de hoje, o acesso a programas gráficos está facilitado, qualquer pessoa mesmo não capacitada, diz ser Designer Gráfico, o que não é verdade.

Mas Mell, e o mercado de trabalho?
A figura do designer gráfico vem ganhando cada vez mais espaço devido ao surgimento de novas mídias e também pela necessidade de ampliação dos canais já existentes, como a publicidade, a internet, a telefonia celular e a mídia impressa. Outra possibilidade é trabalhar como autônomo, prestando serviços para empresas, ou em pequenos escritórios de design.

Uma via, vários caminhos
O design gráfico se subdivide em algumas áreas, são elas:

*Produção Gráfica

*Design Editorial;

*Ilustração;

*Design de Embalagens;

*Web Design;

*Design de Informação;

*Design de Produto.

Nas próximas postagens entrarei em detalhes sobre cada uma delas, mas espero ter ajudado a esclarecer alguns fatores com este. Para ser um bom designer gráfico, é preciso muita paciência, dedicação, gostar do que faz e sempre estar buscando conhecimento. Seja curioso , se desafie, você pode chegar onde quiser, basta ir atrás dos seus objetivos.