segunda-feira, setembro 19, 2016

Organização | Dicas que facilitam o dia a dia

[Pessoal]
Tenha uma lista de verificação
Use uma lista de rotina matinal para verificar suas tarefas diárias, como pegar a bolsa da academia, levar o cachorro para a tosa, aulas especiais, comprar aquele item que está faltando. As crianças não são as únicas que se esquecem das coisas quando estão com pressa.

Crie listas
Faça listas para cada necessidade como, por exemplo, o que levar na bolsa da academia, o que colocar na bolsa na bolsa das crianças diariamente de acordo com as atividades que elas terão na escola, lista do que levar na mala de viagens, informações para babás, informações para faxineira ou empregada, etc.

Programe alarmes
Defina o alarme do seu celular ou computador para avisar datas que você precisa lembrar como aniversários, casamentos, comemorações especial. Isso lhe dará tempo suficiente para comprar o que você precisa.

Organize eventos futuros
Tenha um caderno ou método de anotação para planejar aniversários com antecedência, você pode anotar sugestões de presentes quando passar em uma vitrine e perceber que determinado produto seria um ótimo presente para alguém. Guarde as informações de locais onde você gostaria de passar as férias ou feriados. Quando a oportunidade chegar, você não precisará puxar na memória, estará tudo anotado em um caderno ou em notas.

 Tenha sempre backups
Saiba onde está a chave reserva do carro, tenha uma chave extra da casa com um vizinho de confiança ou um parente, um segundo desodorante para quando o seu acabar, um plano para mandar as crianças para a escola em caso de uma eventualidade. Ter um plano B pode te ajudar, na hora da emergência.

Tenha um horário fixo no salão
Se você tem o hábito de frequentar o salão semanalmente para fazer a manicure ou mensalmente para retocar a tintura no cabelo, tenha um horário fixo, isso evita stress na hora de marcar o seu horário e garante o serviço com o profissional desejado.

Lista de atividades para o fim de semana
Chegou o fim de semana e você não consegue pensar em nada para fazer? Tenha uma lista de lugares que você gostaria de conhecer, restaurantes que foram recomendados por amigos ou jornais e revistas, chácaras para passar o dia, cidades próximas que podem ser visitadas no mesmo dia em uma viagem bate-volta, e outras que você poderia passar o fim de semana.

Tenha um ​arquivo com cópias dos documentos
Ter cópias de documentos importantes pode poupar muito desgaste e stress no caso de um roubo, assalto ou fraude no caso de cartões de crédito. Mantenha cópias das certidões de nascimento, casamento, identidade, título de eleitor, documento do carro, passaportes, seguros, cópias dos cartões do crédito. Guarde um local seguro ou cofre.

Kit em sua mesa de cabeceira
Mantenha em sua gaveta de cabeceira ou criado mudo um lápis, cadernos, uma lista de telefones mais usados e uma lanterna. Muitas vezes no meio da noite lembramos de algo, então é só acordar e anotar no papel. A lanterna serve para o caso de a luz acabar, a lista de telefones para ligar para serviços de luz, gás, telefone, parentes próximos e celulares da família. Hoje em dia quase ninguém mais decora o número dos celulares e na falta de energia ou de um celular sem bateria, corremos o risco de ficar sem comunicação.

Planilhe suas finanças
Faça uma lista de todas as suas contas e despesas habituais, e imprima uma nova cópia para cada mês do ano. Quando pagar uma conta, marque na planilha, desta forma, é possível visualizar onde e quando os recursos estão sendo utilizados.

[Trabalho]
Tenha um kit emergência em sua mesa de trabalho
Incluía nesse kit um par de óculos (se for o caso), escova e pasta de dente, barrinha de cereal e chicletes, remédio para dor de cabeça ou azia, desodorante e lenços umedecidos.

Organize as atividades do seu dia no escritório.
Estabeleça a periodicidade que você deve verificar seus e-mails (baseado se você depende disso ou não para trabalhar). Verifique a caixa de entrada e saída da sua mesa no início do dia e após o almoço e realize as ações imediatamente. Estabeleça um horário para a pausa do “cafezinho”.

Bloqueie sua agenda
Bloquear determinados horários da sua agenda para manter seus projetos dentro do prazo e se dedicar a eles pode ser uma boa ideia.

Trabalhe em casa
Algumas empresas permitem que o funcionário trabalhe de casa. Se você não precisa ir todos os dias para a empresa, aproveite o tempo em casa e seja mais produtivo, afinal você não vai precisar pegar transito e nem sair pra almoçar. Se sua casa não lhe proporciona momentos de concentração, procure uma cafeteria próxima de casa para trabalhar. É muito comum encontrar muita gente trabalhando nesses locais.

Livre-se das pilhas de papéis
Não basta mudar papéis de lugar ou esconder tudo dentro das gavetas, você precisa tomar uma ação contra as pilhas de papel depois de resolver os assuntos de cada uma delas como arquivar ou jogar fora.

Crie pastas de arquivo eficientes
Para ganhar eficiência na hora de arquivar suas pastas, use nomes que não criem margem de dúvida, um erro comum é criar a pasta “DIVERSOS”, ninguém sabe o que pode ou não ser arquivado ali.

Limpe sua mesa
Para deixar sua mesa de trabalho livre use arquivos de mesa ou uma gaveta arquivo para apoio.

Projetos
Quando você está envolvido em um grande projeto com um monte de papelada, uma boa ideia é usar um fichário em vez de pastas. Uma boa dica é criar uma lista de todos os envolvidos, contendo suas informações de contato na primeira página do fichário. Para projetos menores, escrever os dados de contato na parte da frente da pasta.

Arquive
Quando terminar um projeto, arquive tudo em seu escritório deixando sua mesa livre.