Destralhe: Todo mundo sabe que é impossível organizar tralha. Então comece jogando fora tudo que não tem utilidade, está estragado ou não pode ser reaproveitado. Isso inclui papéis antigos, bijuterias velhas ou coisas que você simplesmente guarda por guardar. O que ainda estiver bom e puder ser reaproveitado, merece ser doado! Se ainda acha que poderá precisar daquilo, estipule um prazo: 3 a 6 meses são o suficiente para saber se você precisa mesmo ter aquilo. Isso vale para roupa, sapatos, bolsas e afins. E o mais importante: crie o hábito de não acumular coisas desnecessárias.
Crie uma rotina de organização: Não precisa ser aquela rotina chata e longa. São atitudes simples que ajudam a gente a enxergar o ambiente mais organizado e se sentir melhor. Por exemplo, crie o hábito de arrumar a cama todos os dias e não procrastine na hora de dobrar a roupa e guardá-la (ou jogá-la no cesto de roupa suja), nem na hora de organizar a agenda ou colocar tudo o que precisa fazer no papel.
Organize seu dia: Crie (ou aprenda) algum método de organização para seus horários e tarefas. Há quem prefira uma agenda (como eu!) ou gosta de ter tudo à mão, em um celular ou no computador. Existem diversos aplicativos, como o Jorte Calendar (disponível para Android e IOS) e o Lembretes (não consegui encontrar para Android).
Crie e analise seus objetivos: É essencial ter objetivos à longo, médio e curto prazo. Pegue um papel, liste todos esses objetivos e revise-o todos os dias. Com o tempo, você, sem perceber, consegue agir para que tudo conspire a favor daquilo que deseja. Assim, fica bem melhor para a gente se organizar e você ainda fica com a sensação de que está trabalhando sempre para conquistar aquilo que sonha!
E por fim, mas não menos importante, é necessário que você encontre um verdadeiro motivo para se organizar e não queira fazer tudo de uma vez, porque a gente bem sabe que é impossível. Se organizar é um processo que exige calma e dedicação. Diferentemente deste título, se organizar não é rápido, mas é possível começar com essas 4 atitudes básicas. É preciso vontade para começar e foco para manter. Vamos tentar juntos?
E qual a sua dica de organização? Conta para mim!
❤