Allen explica as suas idéias no livro Getting Things Done (traduzido no Brasil como A Arte de Fazer Acontecer), publicado em 2002.
Ao longo de pouco mais de 200 páginas, Allen discorre sobre suas idéias levantadas ao longo de sua vasta experiência, das quais gosto de ressaltar:
- usar sempre a “memória externa”, anotando tudo o que deve ser feito, tudo o que deve ser lembrado
- usar de um fluxo de trabalho próprio que o livro apresenta
- criar “caixas de entrada” para receber novas atividades e reserve algum ou algumas horas do dia para colocá-las em sua lista. Uso como auxiliares o meu celular, um Moleskine de bolso ou ainda um Pocketmod
- se algo puder ser feito em menos de dois minutos, faça!
- revise a sua lista periodicamente – o livro fala em revisões semanais, eu costumo fazer revisões diárias dado o número de atividades que costumo ter.
- separe a sua lista em contextos, como “casa”, “trabalho”, “ligações” e procure neles concentrar as atividades que estão relacionadas com um lugar ou com um certo tipo de trabalho. Tenho listas para cada um dos lugares em que trabalho, assim quando chego a um deles eu já tenho planejado o que devo fazer.
Gráfico Explicativo do Livro |