terça-feira, junho 14, 2016

Organização | Como organizar a sua rotina de forma eficiente!

A grande maioria das pessoas hoje em dia não possuem tempo livre. O dia a dia é bem corrido, tarefas precisam ser deixadas para depois, imprevistos pipocam quando menos precisamos. Quando sobra um tempinho elas precisam descansar, se desconectar do trabalho, passar tempo com a família e repor as energias. Mas será que não há uma forma melhor de organizarmos nossas atividades para ter dias com menos stress, mesmo quando imprevistos aparecem?

Avalie seu dia-a-dia
Já parou para analisar como o seu dia é dividido? Existe alguma janela de tempo sendo pouco aproveitada? Tem atividades que se repetem diariamente? Quais são os horários mais corridos? Se te ajudar, escolha um dia e anote tudo o que fizer. Você pode fazer até um gráfico de barra ou um gráfico de pizza para visualizar melhor a divisão do tempo de suas tarefas, se preferir. O intuito deste pequeno exercício é identificar como é a sua rotina e procurar por modificações que possam te ajudar a ser mais eficiente e aproveitar melhor o tempo livre.

Identifique as atividades que podem ser feitas de uma só vez
Geralmente as pequenas atividades cotidianas de preparo (refeições, material escolar e limpeza) são realizadas aos poucos ao longo do dia, fazendo com que perdemos alguns minutos toda vez que as executamos individualmente. No entanto, uma boa parte dessas atividades podem ser efetuadas de uma vez só, veja alguns exemplos:
  • impressão de todo o material de estudos das próximas semanas de aula
  • embalagens excedentes são retiradas assim que os produtos chega em casa (reciclagem)
  • restringir compras ao supermercado à 1 vez por semana (perecíveis) e 1 vez ao mês (não perecíveis)
  • organizar a limpeza por atividade (tirar pó, aspirar o chão, trocar lençóis, etc) e não por cômodos da casa
Identifique as atividades que podem ser feitas em paralelo 
Hoje em dia qualquer tempo ocioso é motivo para pegar o celular para olhar as redes sociais, verificar o email e até passar algumas fases do seu joguinho preferido. Afinal, o que é possível fazer em 50 segundos enquanto aguarda o microondas? Muita coisa! Fechar o lixo, guardar a louça, dar comida para o seu pet, regar as plantas, são só alguns exemplos. Atividades mais longas como cozimento de alimentos e 1 ciclo da máquina de lavar roupa possuem uma janela de tempo bem maior, use-a a seu favor. Para os esquecidos de plantão, é bom colocar um alarme no celular ou usar um cronômetro de cozinha para não esquecer nenhuma atividade para trás (e nem queimar a comida!).

Organize a casa e mesa de trabalho com frequência
Bagunça e sujeira são coisas diferentes, mas ambas impactam na tranquilidade do nosso dia a dia. Reserve de 15-30 minutos diários especificamente para organização da casa. Quanto mais pessoas morarem na casa, mais bagunça é gerada, portanto pode ser que mais de um período de 15-30 minutos sejam necessários. Essa organização é para colocar cada coisa no seu lugar, repor produtos (sabonete, papel higiênico, etc), separar reciclável e o que mais for possível fazer nesse tempo.  Se trabalhar fora de casa, 5-10 minutos antes de terminar o expediente devem ser suficiente para organizar a mesa e o ambiente de trabalho.

Não lote o seu dia 
Isso parece meio contraditório, já que existe uma crença de que uma pessoa produtiva e eficiente é aquela que tem seu dia todo agendado. Bem, na prática, nem sempre conseguimos executar tudo aquilo que planejamos. Às vezes temos contra tempos, demoramos mais tempo do que imaginávamos para fazer compras, o computador trava, uma dor de cabeça que nos faz diminuir o ritmo, e por aí vai. Por mais organizados que podemos ser, nem tudo está sob controle. Tenha tempo livre para poder gerenciar imprevistos e lidar com problemas pessoais. E se no final do dia você tiver tempo livre, tire um tempo para si, planeje o dia seguinte ou até mesmo, adiante algumas tarefas.